Fique por dentro

Rescisão Indireta: Evite surpresas e proteja sua empresa

A rescisão indireta é uma forma de término do contrato de trabalho em que o empregado, em vez de pedir demissão, opta por rescindir o contrato por justa causa em razão de faltas graves cometidas pelo empregador. Essa modalidade de rescisão ocorre quando o empregador pratica atos que inviabilizam a continuidade da relação de emprego, como o não pagamento de salários, assédio moral ou a não garantia de condições adequadas de trabalho.

LEIA O POST COMPLETO

Doações com Reserva de Usufruto Vitalício: Uma Ferramenta Importante no Planejamento Sucessório

A doação com reserva de usufruto vitalício é um instrumento jurídico que permite a um “doador” transferir a propriedade de um bem para outra pessoa, o “donatário”, mas reservando para si o direito de usar e fruir desse bem enquanto viver. Em outras palavras, o doador doa o bem ao donatário, mas continua tendo o direito de usufruí-lo. Este é um dos mecanismos usuais de planejamento sucessório e proteção patrimonial.

LEIA O POST COMPLETO

STJ se posiciona contra a rescisão unilateral de planos de saúde

O cancelamento unilateral de planos de saúde foi um assunto importante nos últimos meses, com grande repercussão e relevância social em todo o país. Operadoras de planos privados de saúde partiram arbitrariamente para encerramento de milhares de contratos, prejudicando especialmente idosos e pessoas com necessidades especiais de tratamento, como as portadoras de Transtorno do Espectro Autista (TEA). 

LEIA O POST COMPLETO

Abono pecuniário após a Reforma Trabalhista de 2017

Você já ouviu falar em Abono Pecuniário? É o direito do trabalhador de vender uma parte de suas férias. De acordo com o artigo 143 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), os trabalhadores podem optar por converter até um terço de seu período de férias em abono pecuniário – equivalente a 10 dias – recebendo a remuneração correspondente e desfrutando de 20 dias de descanso.

LEIA O POST COMPLETO

O que mudou nas férias com a Reforma Trabalhista

Julho é um dos meses mais escolhidos para tirar férias do trabalho, pois coincide com o recesso de inverno da maioria das escolas brasileiras, levando muitos pais a preferirem também tirar férias neste período para aproveitar o tempo com a família. Além disso, o crescimento do número de trabalhadores com registro em carteira em 2024 tem impulsionado a procura por informações sobre os direitos dos trabalhadores em relação às férias. Aumento este apontado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, que registrou um crescimento de 3,2%, ou seja, mais 1,2 milhão de trabalhadores com carteira assinada no setor privado, em relação ao mesmo período de 2023.

LEIA O POST COMPLETO

Diretivas de Últimas Vontades

Você já ouviu falar sobre Diretivas Antecipadas de Vontade (DAVs) no âmbito do Direito Sucessório? As DAVs se integram ao planejamento sucessório, complementando testamentos, procurações e outros instrumentos jurídicos.

LEIA O POST COMPLETO

BUSCA